terça-feira, 16 de fevereiro de 2010


Aos meus já queridos e futuros seguidores,



Aproveitando a data, não poderia deixar de fazer uma homenagem ao InCRíVeL MR. LEE MCQUEEN. Ele continua aqui em meu coração, vivendo do mesmo lado onde a criativiadade nasce! Obrigada por ter me trazido tanta inspiração Mr McQueen!



A criação é algo que flui muito naturalmente no meu universo. Por ser uma pessoa muito observadora, minha mente tende a ter um fluxo enorme de idéias. Uma das principais metas do meu trabalhando como designer é transformar. Traduzir toda essas imagens visuais em palavras... hum..isso é que será um grande desafio pra mim.
Vou começar o blog, falando sobre meus heróis da moda e da arte, e as muitas conexões feitas entre os movimentos artísticos e à moda! Não é uma lista muito grande, mas cada um exerce um grande fascínio e grande influencia sobre minha arte e personalidade.
Abrindo com chave GOLD. Alias, eu adoro chaves! Portas, janelas, começo então, falando sobre um movimento artístico que traz muita inspiração para mim e para vários outros designers atuais e também vanguardistas do passado. A identificação é tanta, que foi a base para vários de meus projetos de faculdade, incluindo meu tema de projeto final -Máscaras do Inconsciente-.
O surrealismo, o movimento como um todo, descreve muito sobre minha personalidade e da arte que desenvolvo. Desde criança, pude perceber como inconsciente coletivo sempre esteve bem conectado a minha enlouquecedora mente cheia de idéias. Eu pensasse daqui hj, e amanha aparecia algo muito semelhante acontecendo em outro lugar... Isso não nos lembra as tendências?
Outro fator surrealista são os sonhos, sempre muito presentes em minhas noites de sono, que invariavelmente são bem necessárias e funcionam como uma das válvulas de escape para uma mente cheia de idéias como a minha.

Pra quem não conhece, o Surrealismo foi um movimento artístico, cultural e filosófico que começou na Europa no inicio da década de 20. É considerada a continuidade do Dadaísmo. A principal questão abordada pelos surrealistas, é como a mente racional levou o homem a tantas atitudes egoicas. O surrealismo acredita no poder do inconsciente, de prender ou libertar, e prega a liberação da imaginação. A criatividade é uma dos grandes poderes desse subconsciente tão misterioso. O movimento surrealista foi o principal responsável pela idéia de liberdade mudança de costumes para uma verdadeira revolução social em prol do ser humano.

A Italiana Elsa Schiaparelli, umas das maiores designers do período da Belle Epoque, foi também, uma das primeiras ou a talvez a primeira conhecida, a utilizar elementos surrealistas em suas criações para a moda. Quem não se lembra inovador Chapéu Sapato ( Shoe Hat) que contou com a colaboração de Salvador Dali. Surrealismo de formas e provocação. Ela certamente tinha algo pra falar. Às vezes chego ate a cogitar ser a própria encarnação de Schiaparelli, talvez esse sentimento possa ser pela vontade de ter trabalhado com DALI.. Desculpem se isso soar de alguma arrogância ...mas eu sempre opto por ser mais clara, e me expressar exatamente como me sinto.
Sim, Schiaparelli me inspira... Pois utilizava a mesma linguagem a qual eu aprendi a utilizar hoje... Certamente é o infinito inconsciente coletivo que nos une.. Uma mesma necessidade de expressar e criar!
Se a Idéia era chocar, ela certamente passou a mensagem, criando o ROSA SHOCKING.
" Acrescentei ao Rosa o vigor do vermelho". Assim a cor Rosa Shocking, também conhecida como Rosa Schiaparelli, se tornou inesquecível... Certamente ele pode acrescentar muita ousadia a um look.
Sem falar das lagostas, que não por tanta coincidência assim, veio parar no Berço de Gaia, minha coleção Primavera Verão 2011, que espero mostrar em breve aqui!
Em busca da contemporaneidade muda-se o subject, o espírito do tempo.. O conceito fica. O surrealismo hoje continua sendo um movimento em progresso. http://www.surrealismnow.com/



Bem gente, fico por aqui e pouco a pouco vou despindo minha Persona!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário