segunda-feira, 8 de março de 2010

CRIAÇÃO: ARTE, ELOS E PROCESSOS

"Nada está parado, tudo se move, tudo vibra.

Tudo tem fluxo e refluxo, tudo tem suas marés, tudo sobe e desce, o ritmo é a compensação.

Toda causa tem seu efeito, todo efeito tem sua causa, existem muitos planos de causalidade, mas nenhum escapa à Lei"

(Hermes Trismegisto)

O objeto de arte é fruto da mente e das mãos do artista. O objeto de moda (a roupa, acessório, foto...) é fruto da mente do estilista e da perseverança de uma boa equipe. A moda pode ser considerada obra de arte, mas ela é fruto de uma organização comercial. Tem velocidade e tem prazo para chegar ao público final.

O trabalho como designer de moda é algo que requer não só do próprio criador, mas de uma equipe que precisa ser tão brilhante quanto o próprio. Ninguém faz nada sozinho, e não faz mesmo. A execução de uma idéia é algo que precisa ter energia e consciência de grupo. Funciona como um corpo, ou seja, um só organismo, que precisa ter ritmo, empenho e boa vontade de todas as partes. Caso contrário o corpo vai apresentar falhas, que poderão ser fatais.

Uma coleção passa por diversos processos até chegar ao consumidor final, que pode ser uma loja ou ate mesmo uma exibição visual, dependendo do objetivo do designer. As primeiras etapas, da pesquisa, concepção do conceito, posteriormente a criação dos croquis, apesar de feitas quase que isoladamente, dependem também de uma equipe que deixou o material pronto para ser comprado e utilizado... O processo é longo, até antes de ser concebida a primeira etapa, ela depende de muitos outros profissionais, assim como os que trabalham em uma papelaria, por exemplo. Imagine o que seria de mim sem a Apple ou Microsoft, sem a Pentel, sem as arvores; essas deveriam ser um caso a parte...

Bem, após sair completamente da mente do criador, seguimos com a edição do projeto. Além do editor sacar tudo de Photoshop, o ideal é que tenha uma boa conexão entra ele e o designer e ser organizado. É uma espécie de ponte de pensamentos. Ele precisa traduzir tudo àquilo que está vendo, passar todo aquele material meio desorganizado, para um projeto coeso e que passe a mensagem que designer almejou. No meu caso, facilitou muito aprender um pouco de photoshop, pois assim pude adiantar boa parte do layout dos croquis, garantindo a visualização completa e compreensão do espectador.

A etapa seguinte, selecionar os tecidos e matéria prima a ser utilizada, requer paciência, e no caso de uma designer iniciante e que não tem uma grande equipe, energia e presença de espírito para escolher o material certo que de o caimento desejado como mostra o croqui. A pesquisa prévia sobre os tecidos e fibras mais modernas no mercado é também de grande importância. A beleza e caimento são fundamentais, mas o conforto sempre terá um lugar especial em minha escolha final.

Seguindo vem o preparo da modelagem de uma peça, no meu caso estou aprendendo ainda essa técnica. Ate chegar à forma ideal e anatômica, muitas vezes não é exatamente o que você planejou inicialmente... Muda um recorte ali, acrescenta uma folga aqui, e daí vai... Passando pelo desenho técnico, ate chegar às mãos da fada, a costureira... essa sim precisa ser a fonte inesgotável de paciência. Essas são profissionais pelo qual tenho muitíssimo carinho e respeito. As costureiras, além de terem que compreender o quebra cabeça, precisam estar dispostas à inovação. Isso inclui fazer e desfazer costura até conseguir a forma ideal, com ótimo acabamento e excelente caimento.

Depois de todo o processo de confecção, não para por aí. Vamos às provas, desfile e fotos. Uff.. essa etapa tem sim seu glamour, muita beleza e gente que adora o que faz, mas também tem a difícil tarefa de lidar com egos inflados, ataques de histeria, calor ou frio e cansaço.

Tudo terminado, para cinco minutos de show... E lá vai seu trabalho para as mãos e olhos do mundo!

É tão divino ver tudo pronto, escolher sua musa que irá representar perfeitamente o papel daquela mulher que te inspirou desde o início do seu processo...

A idealização do desfile, cenário e trilha sonora é uma das partes que mais gosto e de que faço questão de participar. Quando estou criando, a música é algo que faz parte de mim. No desfile, ela se torna uma poderosa ferramenta a contribuir com a passagem do conceito da coleção para a platéia que tem ânsia de ver coisas novas.

Trabalhar com uma equipe que sabe exatamente o que precisa ser feito, em um ambiente onde cada um sabe exatamente a sua função dentro daquele sistema, não tem preço. Melhor ainda é saber que a sua criação tomou vida, e fez parte da vida de muitas outras pessoas desde o momento que ela saiu do papel. O trabalho em equipe é muito valioso para um ser humano. Com paciência e amor pelo que você faz e pelo próximo, o resultado será muito proveitoso; é descobrir o seu papel aqui nesse planeta meio louco... Isso me faz sentir viva! SURREAL !



Nenhum comentário:

Postar um comentário